Quem você shippa nas séries?

lily-and-marshal1
Lily e Marshall encantaram os fãs de “How I Get Your Mother”

 

Mulder e Scully, Kurt e Blaine, Ross e Rachel, Callie e Arizona, Kate e Jack. Se você assiste seriados já deve ter ouvido falar desses casais, ou pelo menos as torcidas voltadas para eles. Tudo isso está ligado a uma palavrinha chamada “ship”. Sim, esse termo que vem se repetindo constantemente em sites, blogs, redes sociais e contamina os fandoms de forma avassaladora, deixando-os ainda mais apaixonados pelas tramas que acompanham. Mas o que seria essa denominação?

Ship é uma abreviação de relationship, que em português significa “relacionamento”. Ou seja, quando alguém deseja que um casal termine junto em uma narrativa fictícia, que pode ser livro, filme, série, novela, quadrinho etc, ele está shippando. Assim, o fã organiza-se em uma comunidade que se reúne presencialmente ou virtualmente, para falar sobre a tal sonhada união romântica de duas personagens. Já o espectador torcedor é chamado de shipper.

Outra denominação utilizada pelos fãs é otp. A sigla aparece menos que ship, porém é bastante utilizada na internet e quer dizer “one true pairing“, traduzindo: um casal único. Assim, o termo é usado quando duas personagens são perfeitas uma para a outra, sem que existam dúvidas. Como por exemplo Snow White e o Príncipe Charming, do seriado Once Upon a Time. Eles estariam, assim, destinados a ficar juntos e seriam o par ideal um para o outro.

Ross e Rachel foram um dos casais mais shippados de todos os tempos
Ross e Rachel foram um dos casais mais shippados de todos os tempos

 

E se uma dupla tiver uma dinâmica inigualável, mas não no sentido romântico, os fãs a chamam de brotp, que seria uma parceira especial, uma espécie de “brodagem”, aqueles que são os grandes camaradas de uma história. Se encaixariam nessa categoria as duplas Ted e Marshall, do programa How I Met Your Mother e Chandler e Joey, de Friends.

Ainda dentro desse universo de torcidas românticas existem três palavras muito importantes para os fãs. Uma delas é canon. E o que seria isso? Canon é quando aquele casal que muita gente shippava acontece de fato na narrativa, como Rony e Hermione, da saga Harry Potter, por exemplo. Já fanon é quando a torcida já existe, mas nada aconteceu na obra até então. Regina e Emma, da série Once Upon a Time é um ship que se encaixa nessa categoria.

Por fim, existe o ship end game. Esse é o mais esperado e desejado por um shipper e quer dizer que o casal que os fãs torciam ficaram juntos no final da trama. Lembra de Ross e Rachel, de Friends? Depois de muitos anos de confusões, desentendimentos, casamentos, “we were on a break” e gravidez, o público do programa viu seu ship favorito triunfar nos últimos minutos do episódio final do seriado.

Para você não passar mais vergonha na hora de twittar ou comentar em um grupo do facebook, aqui vai uma pequena lista de ships mais falados nas redes sociais:

content_pic

Once Upon a Time:

Snowing: A famosa história da Branca de Neve e do Príncipe Encantado é recontada na série, mostrando uma Branca mais aventureira, decidida e um príncipe com um passado menos convencional. Juntos, eles precisam enfrentar a Rainha Má e impendir que ela destrua o reino deles, através de uma terrível maldição. O ship já pôde ser visto desde o piloto do seriado e segue até hoje, na quinta temporada, que começou no dia 27 de setembro.

Alguns outros ships de OUAT

Swan Queen – Emma e Regina / Captain Swan – Hook e Emma / Outlaw Queen – Regina e Robin / Rumbelle – Rumple e Belle / Swan Fire – Emma e Neal / Dragon Queen – Maleficent e Regina

Walking to Work

Grey’s Anatomy:

Calzona – Callie Torres e Arizona Robbins começam um relacionamento na quinta temporada do seriado e, dali em diante, a história das duas é regada de muito amor, drama e emoções fortes, traços clássicos de programas roteirizados pela queridíssima Shonda Rhimes. Se você não gosta de lágrimas e ships intensos fuja antes que comece a shippar as duas, porque é muito difícil não torcer pelo casal

Outros ships de Grey’s:

Merder – Meredith e Derek
Japril- Jackson e April
Mallie – Callie e George

wpid-10001182_1416096541985831_3083292806900065797_o

Faking It:

Karmy: Karma tem o grande sonho de ser popular em seu colégio e tenta descobrir com sua melhor amiga, Amy, uma forma de concretizar seu desejo. Tendo em vista que as duas estudam numa escola moderna, no qual ser minoria social te coloca num lugar importante na escala social dos adolescentes, elas inventam que são um casal e enganam todos os colegas, dizendo que são lésbicas. O que elas não esperavam é que uma das duas se apaixonasse de verdade. Sim. E é a partir daí que começam todas as confusões, as doçuras e amarguras de shippar Karmy.

Outros ships de Faking it:

Reamy – Reagan e Amy
Kiam – Liam e Karma
Liamy – Liam e Amy

dean-castiel-5x03-episode-still-dean-and-castiel-8642549-1450-967

Supernatural:

Destiel – O famoso e polêmico ship entre Dean e Castiel surgiu em 2008. O casal é apenas fanon, mas já foi considerado otp pelos fãs do seriado, causando ship war dentro fandom, que shippava Dean com o Sam ou Sassy, formado por Castiel e Sam. Até agora os momentos especiais entre Destiel não passaram de abraços, frases com subtexto e momentos de carinho, o que já é mais do que suficiente para os fanáticos que aguardam o canon ansiosamente.

Outros:

Dabriel – Gabriel e Dean
Annaby – Anna e Ruby
Sastiel – Sam e Castiel

The Vampire Diaries:

Delena – Elena era apaixonada por Stefan e detesta o irmão dele, Damon, pois acredita que o rapaz é ruim. Quando Stefan começa a caminhar paro o caminho do mal, a garota passa a rever seus sentimentos por Damon e foi, a partir daí, que o caminho para o canon de Delena se iniciou. Existe uma grande divisão no fandom entre Stelena e Delena.

Outros de TVD:

Klaroline – Klaus e Caroline
Stelena – Stefan e Elena
Steroline – Stefan e Caroline
Jyler – Jeromy e Tyler

Ships de outras séries:

Coliver – Connor e Oliver – How to Get Away With Murder
Doccubus – Bo e Lauren (Lost Girl)
Valkubs – Bo e Tasmin (Lost Girl)
Cophine – Cosima e Delphine (Orphan Black)
Vauseman – Alex e Piper (Orange is the New Black)
Klaine – Blaine e Kurt (Glee)
Finchel – Rachel e Finn (Glee)
Brittana – Santana e Brittany
Caskett – Castle e Beckett (Castle)
Rizzles – Rizzoli e Isles
Haleb – Hanna e Caleb (Pretty Little Liars)
Ezria – Ezra e Aria (Pretty Little Liars)
Spoby – Spencer e Toby
Churah – Chuck e Sarah (Chuck)
Normanita – Nomi e Armanita (Sense 8)

Faltou o seu ship? Não fique triste e comece uma ship war, comenta aqui qual é aquele casal mais otp das telinhas!

 

Enoe Lopes Pontes44 Posts

Do blockbuster ao chamado cult, estou aqui para observar o cenário do cinema e das séries. Cinéfila desde os seis anos de idade, o vício permanece. Até hoje. Até sempre.

4 Comentários

  • Patricia Reply

    30/09/2015 at 04:54

    :smile: muito legal, parabéns pelo texto.

     
    • Enoe Lopes Pontes Reply

      30/09/2015 at 18:08

      Obrigada! :)

       
  • Yalle Reply

    09/10/2015 at 06:49

    *Começando ship war* Faltou Captain Charming, Sleeping Warrior e Hooked Beauty em Once *o*
    Mais lindos depois de Swan Queen!

     
  • JJNickgamer Reply

    10/12/2016 at 00:26

    Legal
    eu shippo muito captain swan

     

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register