Os Mistérios de Poltergeist

A pequena Carol Anne some dentro da televisão e fica se comunicando com a família através dela.
A pequena Carol Anne some dentro da televisão e fica se comunicando com a família através dela.

Estreia nesta semana o mais atual longa de Poltergeist. O filme foi o maior fenômeno nos anos 80, assustando muitos espectadores e deixando as equipes de gravação intrigadas com os acontecimentos que acometeram a produção da película. A expectativa, claro, não poderia ser menor.

Com roteiro e criação de ninguém menos que Steven Spielberg, o longa original de 1982 traz uma família clássica estadunidense que se muda para uma nova casa. No entanto, fenômenos aterrorizadores começam a acontecer, especialmente com a filha pequena do casal. Em dado momento, as intervenções dos fantasmas é tanta que a menina é sequestrada pelo televisor e o casal sai em busca desesperada da ajuda de um especialista em fenômenos sobrenaturais para recuperar a garotinha.

O longa foi o maior sucesso na época e levou milhares de pessoas ao cinema. Claro, a maioria saia aterrorizada do cinema e, até hoje, o filme assusta os espectadores de plantão. O próprio nome já revela um pouco do que se pode esperar, sendo que Poltergeist, uma palavra alemã, significa “espírito perturbador”. Mais intrigante ainda é a história por trás das gravações, que envolve muitos mistérios.

As duas filhas do casal, Dana e Carol Anne, interpretadas por Dominique Dunne e Heather O´Rourke, tiveram um fim particularmente trágico após as gravações dos filmes, e muitas pessoas ligaram os acontecimentos à uma possível praga da história. Dunne faleceu pouco depois das gravações do primeiro filme, depois de ser atacada por seu ex-marido violento, que a deixou em coma por conta de morte cerebral. Ela não chegou nem a participar do lançamento do longa. Ele a sufocou com um travesseiro e, para abafar seus gritos, colocou a música da trilha sonora do filme. Macabro!

Os acontecimentos por trás das gravações deixaram os espectadores intrigados!
Os acontecimentos por trás das gravações deixaram os espectadores intrigados!

O mais estranho, no entanto, foi a morte da protagonista dos três filmes, O’Rourke. A menina, de apenas 12, chegou a participar de toda a trilogia, quando começou a passar mal de maneira estranha. Nenhum exame diagnosticava nada e de repente, ela teve uma parada cardíaca e faleceu.

Outros acontecimentos dão força à história de maldição do filme. Como por exemplo a casa onde aconteceram as gravações ter sido destruída em um terremoto em 1994, ou o fato de que a atriz secundária Zelda Rubinstein ter feito uma sessão de fotos para o filme e ter aparecido com uma luz brilhante ofuscando seu rosto. Segundo ela, naquele momento das imagens, sua mãe havia falecido.

Passadas essas questões, vale lembrar ainda que o filme foi indicado a três estatuetas do Oscar, por Melhor Efeito Visual, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Acabou perdendo todos os prêmios para ET, o Extraterrestre também de Steven Spielberg. Uma curiosidade interessante que Spielberg não assina como diretor em Poltergeist justamente por conta de uma cláusula contratual de ET, o Extraterreste, mas a maior parte do trabalho é realizado por ele mesmo, ao invés de Tobe Hooper, que levou os créditos como diretor.

O novo Poltergeist promete ser um terror digno dos velhos tempos.
O novo Poltergeist promete ser um terror digno dos velhos tempos.

Claro que com todo esse histórico o lançamento do remake Poltergeist agora em 2015 não poderia ter menos alvoroço. Os espectadores mais fanáticos estão no aguardo do resultado do filme, que será lançado nesta quinta-feira, dia 21 de maio, além de ficar na expectativa da história que podem circundar as próximas semanas. Algumas mudanças foram feitas, como por exemplo os clássicos nomes da série. A família deste leva o sobrenome de Bowen. Vale ressaltar que Tom Cruise e Richard Armitage foram cogitados para o papel principal, mas descartados logo em seguida. Quem assumiu o personagem foi Sam Rockwell, que atua no filme O Verão de Minha Vida.

Uma curiosidade interessante é que a atriz Rosemarie Dewitt fez questão de participar de Poltergeist depois do enorme sucesso do trillher de terror, A Invocação do Mal, do qual seu marido faz parte do elenco. Ela assume o papel principal da mãe.

A expectativa é grande e só indo ao cinema para conferir o resultado deste reebot tão aguardado! Não deixe de conferir nas telonas mais próximas.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register