Os filmes de ação mais mentirosos de Hollywood

Estreou na última semana Invasão a Londres, primeiro filme estadunidense do diretor Babak Najafi. Continuação de Invasão à Casa Branca (2013), o público agora tem a oportunidade de ver Mike Banning (Gerad Butler), protegendo o presidente dos Estados Unidos nas terras da Rainha Elizabeth II. Com um elenco de nomes conhecidos como Gerard Butler, Aaron Eckhart e Angela Basset, o filme desperdiça seu potencial como película de ação por diversos motivos como: roteiro fraco e óbvio, piadas sacais e xenófobas, demonstração de gosto nas mortes dos árabes e subestimação dos estrangeiros, por exemplo. Além disso, o longa apresenta sequências mirabolantes, não convencendo o espectador, por passar dos limites do pacto que se estabelece entre público e produto quando um produto ficcional é oferecido.

As pessoas conseguem embarcar em narrativas como Harry Potter (2001) e Senhor do Anéis (2001) e “comprar” a ideia daquilo, mas Invasão a Londres abusa da boa vontade da plateia neste quesito. Para completar, as radicais imagens de um Butler invencível e poderoso (quase um robô inatingível) não acrescentam muito à narrativa, são rasas e pouco exploradas.

Pensando nas cenas nonsenses do filme, o Coisa de Cinéfilo traz uma lista dos 5 longas de ação mais mentirosos de Hollywood. Concorda? Não? Comente conosco o que achou do nosso top 5.

maxresdefault1

5 – Velocidade Máxima (Speed – 1994): Estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock, esse blockbuster dos anos 1990 foi um sucesso de público e até hoje é lembrado por suas cenas mirabolantes de Reeves dirigindo um ônibus em alta velocidade, que não podia parar sob hipótese alguma, do contrário o veículo explodiria. Mas, não para por aí! Resgates inimagináveis, fuga no meio do transito, com tudo em movimento, bombas e, é claro, discurso do vilão (Anthony Hopkins) contando seu grande plano, apenas para dar tempo do mocinho resolver o problema.

as-panteras-detonando

4 – As Panteras (Charlie’s Angels – 2000): Remake do seriado homônimo, As Panteras é um longa dirigido por McG e estrelado por Drew Barrymore, Lucy Liu e Cameron Dias. As três espiãs protagonizam sequências loucas, como: pulos de carros em movimento ou em explosões, trocas repentinas de figurino, lutas no estilo Matrix, porém sem a mesma verossimilhança. Além disso, algumas cenas parecem meras desculpas para causar uma maior sensação de ação na película.

251126

3 – O Procurado (Wanted – 2008): Esse filme tem tantas sequências mentirosas que fica até complicado de explicar sem revelar grandes spoilers. Basicamente, Wesley Gibson (James McAvoy) é um homem comum, que descobre que seu pai era um homem muito especial, com habilidades de controlar balas de revólver e vários estilos de arma. Quando o progenitor de Wesley morre, os parceiros dele passam a ensinar ao rapaz vários tipos de habilidades. Nesse meio tempo, enquanto a narrativa se desenvolve, bastante cenas pouco críveis ocorrem, mas de uma maneira muito empolgante.

James-bond

2 – Franquia 007 (1962-): De Sean Connery até Daniel Craig, o agente secreto mais famoso do cinema protagonizou cenas eletrizantes, cheias de ação, porém sem muita veracidade. Muitas explosões, saltos de ônibus, carros, barcos, aviões… Foram muitas aventuras do cobiçado James Bond, que consegue ser mirabolante inclusive na sua forma de se relacionar com as mulheres da franquia, as chamadas Bond Girl. Entre sexo, corridas quilométricas sem perder o fôlego e lutas com inimigos cruéis, Bond tem um dos longas com mais mentiras da história do cinema estadunidense.

mission-impossible-rogue-nation-woman-dk-3x_FaJGeMXPa3Sq5DLFE4Q

1 – Franquia Missão Impossível (1996-): Também agente secreto cobiçado pelas mulheres e odiado pelos vilões, Ethan Hunt (Tom Cruise) tem cenas inacreditáveis, que vão do tenso até o cômico. No longa, também há bombas, fugas, belas mulheres, vilões com planos ultra elaborados, porém o primeiro lugar vai para Missão Impossível porque além das mentiradas padrão de filme de ação, Hunt tem acessórios mais criativos, como máscaras que não só mudam o rosto, mas também parecem mudar o corpo; chicletes que explodem, gadgets que permitem o rapaz escalar qualquer superfície, fazendo dele quase um super-herói. Definitivamente, o mais mentiroso de nossa lista.

 

Enoe Lopes Pontes43 Posts

Do blockbuster ao chamado cult, estou aqui para observar o cenário do cinema e das séries. Cinéfila desde os seis anos de idade, o vício permanece. Até hoje. Até sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register