Guia Oscar 2014: Atrizes Coadjuvantes

american-hustle-jennifer-lawrence

Jennifer Lawrence – Trapaça

Atual queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence foi o grande nome da indústria em 2013: ganhou um Oscar de melhor atriz por O Lado Bom da Vida no início do ano e conseguiu levar Jogos Vorazes: Em Chamas ao topo das bilheterias como o primeiro filme em anos protagonizado por uma mulher a conseguir tal façanha. Trapaça foi a cereja do bolo de Jennifer no final do ano passado. Em um filme com uma constelação de estrelas e novamente dirigida por David O. Russell (o diretor de O Lado Bom da Vida), Lawrence praticamente rouba a cena na pele da instável Rosalyn. Não fosse sua vitória no ano passado, talvez vencesse fácil a estatueta pelo filme. Contudo, não fiquem surpresos se Lawrence levar a melhor, esse é o momento dela.

Vitórias anteriores: Melhor atriz por O Lado Bom da Vida (2013)

Indicações anteriores: Melhor atriz por Inverno da Alma (2011)

HT_julia_roberts_august_osage_county_lpl_131129_16x9_992

Julia Roberts – Álbum de Família

Desde sua vitória em 2001 como melhor atriz por Erin Brokovich – Uma Mulher de Talento, Julia Roberts não era lembrada pela Academia. Talvez não merecesse tanto assim por trabalhos como Duplicidade Jogos de Poder. Já por seu desempenho em Álbum de Família, a pretty woman chega com autoridade na temporada. No entanto, por uma daquelas razões curiosas que só as campanhas para o Oscar nos rendem, a atriz foi indicada como coadjuvante quando o seu papel é o verdadeiro fio condutor de toda a trama. Tem boas chances já que sua performance tem rendido comentários mais elogiosos que aqueles conferidos a sua colega de cena, a “incontestável” Meryl Streep, mas terá que encontrar espaço no duelo Lawrence X Nyong’o, que polarizou as demais premiações da temporada.

Vitórias anteriores: Melhor atriz por Erin Brokovich – Uma Mulher de Talento (2001)

Indicações anteriores: Melhor atriz por Uma Linda Mulher (1992), melhor atriz coadjuvante por Flores de Aço (1990)

NEBRASKA

June SquibbNebraska

Squibb é um daquelas veteranas que enfim ganham um reconhecimento em sua carreira com uma indicação ao Oscar. Cria do circuito off-Broadway, a atriz já esteve em filmes A Época da InocênciaPerfume de Mulher Encontro MarcadoNebraska é seu reencontro com o diretor Alexander Payne, que a dirigiu em As Confissões de Schimidt. A indicação em si já é um reconhecimento para Squibb, que vem conquistando a crítica desde o Festival de Cannes por sua interpretação nessa fita.  Tem poucas chances de levar o prêmios, mas está na disputa.

Vitórias anteriores: 

Indicações anteriores: 

Lupita-Nyong-o-12-Years-a-Slave-size-620

Lupita Nyong’o12 Anos de Escravidão

Na batalha travada entre Gravidade12 Anos de Escravidão Trapaça pelas principais estatuetas, Lupita Nyong’o é a voz do seu filme com seus discursos em  premiações prévias. Com as sucessivas derrotas de seus colegas de cena Chiwetel Ejiofor e Michael Fassbender , a atriz teve a oportunidade de emocionar muitos votantes com seus discursos sobre a experiência transformadora e única que foi participar de 12 Anos de Escravidão.  Nyong’o é a grande a favorita ao prêmio em sua estreia em longa metragens e pode prenunciar uma “chuva” de prêmios para 12 Anos de Escravidão.

Vitórias anteriores: 

Indicações anteriores: 

sally-hawkins-blue-jasmine.jpg w=1000&h=562&crop=1

Sally HawkinsBlue Jasmine

A Academia deve uma indicação a Sally Hawkins desde Simplesmente Feliz, de 2008, pelo qual, contrariando expectativas, foi esnobada na lista final das melhores atrizes do ano. A participação de Hawkins no novo filme de Woody Allen não chegou nem a ser especulada como uma das favoritas a estarem presentes na relação de indicadas, sobretudo porque os holofotes estavam todos voltados para sua parceira de cena Cate Blanchett, indicada a melhor atriz, mas também porque existiam outras candidatas que pareciam mais fortes como Oprah Winfrey, de O Mordomo da Casa Branca. É provável que não vença, mas sua presença na lista como a desencanada Ginger de Blue Jasmine é um bônus e uma reparação na sua carreira.

Vitórias anteriores: 

Indicações anteriores: 

 

Wanderley Teixeira402 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register