Crítica: Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

O diretor Stephen Frears retorna mais uma vez ao cinemas com um longa sobre a monarquia britânica. Em Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha, ele conta a história verídica de um indiano que passou um tempo servindo a rainha e acabou criando um vínculo de amizade muito forte com ela, sendo importante para sua trajetória final.

Judi Dench assume com maestria o papel dde Victoria e está perfeita, como sempre, em cada cena. Ela respira todos os trejeitos que são contados da monarca e a cara de tédio que ela assume em muitos momentos é impagável. No papel de Abdul, Ali Fazal, ator indiano que teve breves participações em Hollywood, mas com ótima química com o elenco. Ele integra muito bem o núcleo principal.

O roteiro mostra a relação complicada da rainha com seu próprio reinado, onde ela tem que cumprir diversas obrigações diárias, desde a forma e horário como acorda, até os compromissos oficiais. Ela está visivelmente de saco cheio de tudo isso, criando espaço para a inserção do personagem de Fazal, que chega de uma Índia colonizada e com uma visão de vida completamente diferente dela.

Existe um esforço da equipe que trabalha no castelo para manter as tradições como elas são e é um choque muito grande quando Victoria começa a transgredir essas regras. Ela passa a usar de seu posto de rainha e da sua licença poética de ser bastante idosa para fazer o que tem vontade, deixando todos desesperados.

Apesar de bons momentos de risadas e conteúdo leve, a fraqueza do filme reside exatamente aí. A história possui situações delicadas que são explicitadas de uma forma leviana demais, como o preconceito pesado sobre a origem indiana do personagem e o racismo sobre ele e sua família. Por mais que não seja o propósito do filme ser tão sério, o tema jamais pode ser tratado de forma tão secundária.

Além disso, o universo criado é estereotipado demais, criando uma sensação de caricatura. Talvez uma herança de Florence: Quem é Essa Mulher?, que é do mesmo diretor. Soa como excessos em um filme que tem um enredo relativamente preguiçoso.

Por fim, não é um filme de todo maravilhoso, mas divertido. Um conteúdo leve para curtir e assistir Judi Dench sempre maravilhosa em suas atuações.

Assista ao trailer!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register