Crítica: Romance à Francesa

A comédia francesa tem suas peculiaridades que fazem com que seu perfil seja único e característico, quase que impossível de ser atingido por outra nacionalidade (salvo os italianos que conseguem se aproximar). Em Romance à Francesa, conseguimos ver claramente este aspecto e nos deliciar com uma comédia romântica clássica francesa, que nos faz rir e nos apaixonar pelos personagens, porque, por mais que eles sejam distantes da realidade, eles são próximos de nosso cotidiano, por mais controverso que isso possa parecer.

A história se passa em torno de Clément, um professor atrapalhado que é apaixonado platonicamente por uma atriz de teatro e vive indo em todas as suas peças. Um belo dia, ele consegue entrar em contato com ela através de um de seus alunos e o envolvimento começa. Ao mesmo tempo, ele tromba com uma jovem louca que o “persegue” pela rua, a extrovertida Caprice (título original do longa). Dá-se início uma jornada muito engraçada de segredos, perseguições, traições e mal entendido que só pode resultar no pior.

O filme tem uma dinâmica muito interessante, bastante singular do cinema francês, que age sempre com pressa e ansiedade perante o espectador. Isso não é um defeito, ao meu ver, apenas uma característica mesmo, que contribui, no final das contas, para o senso de comédia. Dramaticamente falando, talvez, não fosse a melhor opção.

A escolha de elenco é muito realista e equilibrada, desde os principais aos secundários. São todos normais, pessoas que encontramos e nos identificamos no dia a dia. Além disso, o que mais agrada é o final do filme. Não darei spoiler, mas o que posso adiantar é que ele é extremamente compatível com a vida real e não com as expectativas dos românticos de plantão. Não há frustração alguma, entenda. É apenas o que tem que ser, como seria se fosse um casal de verdade, em sua maioria.

A escolha de cenários e locações também é bem pensada para casar especialmente com cada momento e cena, o que acrescenta ainda mais ao roteiro. Por fim, Romance à Francesa é um longa despretensioso que agrada muito e é um deleite para os desavisados, encantando quem tiver a grata oportunidade de conferir.

Assista ao trailer!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register