Crítica: Fala Sério, Mãe!

Em plena semana entre Natal e Ano Novo, chega aos cinemas de todo o país o longa nacional Fala Sério, Mãe!, baseado no livro homônimo da escritora juvenil de sucesso Thalita Rebouças. O filme conta com a participação de Ingrid Guimarães e Larissa Manoela. Com uma premissa bem interessante, a película é mais atraente do que parece.

O enredo fala da relação de mãe e filha, desde o nascimento da menina até o momento em que ela sai de casa. A narrativa vai construindo essa relação, focando muito nas inconstâncias da mãe, nas crises emocionais e nas dúvidas que surgem ao longo das diferentes fases de vida da filha.

Preciso deixar claro, antes de qualquer coisa, que tenho certa antipatia por Larissa Manoela. Tenho fobia dessas crianças que querem parecer adulto, e no caso dela, ela parece mais adulta do que qualquer coisa. Aliás, ela não convence como uma garota da idade dela, o que é preocupante. Mas independente desta antipatia gratuita (ou não), preciso ser honesta e dizer que ela é uma atriz com potencial. Apesar de um pouco forçada, mostra para o que veio e é humilde em cena.

A relação de Larissa com Ingrid não poderia ser melhor. As duas se dão muito bem em cena, convencem como mãe e filha e demonstram uma sintonia muito grande. É uma dupla que definitivamente funcionou. É muito legal ver, por exemplo, que o foco é em Ingrid. A história é contada da perspectiva da mãe e como ela lida com as mudanças constantes. Embora ela tenha 3 filhos, é a primogênita que coloca tudo à prova, testando sempre a mãe. Lá pela segunda metade do longa é que a menina assume o leme e continua contando a história.

A narrativa evolui muito bem, construindo as relações sem pressa, mas também sem enrolar. Os momentos de risada são sinceros e mesclados com emoção. O roteiro é bem cuidadoso com isso, deixando claro que o objetivo não é ser uma comédia escrachada, e sim uma adaptação fiel à um livro tão fofo. Os arcos narrativos são bem definidos e conectados entre si.

Para quem foi super descrente assistir ao filme, foi com alegria que recebi a surpresa de saber que o filme é realmente bom e bem dirigido. Acredito que será um sucesso, principalmente pela escolha acertada de protagonistas.

Assista ao trailer!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register