Crítica: Dona Flor e Seus Dois Maridos

O longa Dona Flor e Seus Dois Maridos traz a clássica história contada pelo escritor Jorge Amado. Desta vez, os protagonistas são: Juliana Paes, no papel de Dona Flor, Marcelo Faria, como Vadinho, e Leandro Hassum, como o marido, Teodoro.

A história já é conhecida pela maioria das pessoas. Dona Flor perde seu primeiro marido, Vadinho, que era um excelente amante, mas péssimo companheiro de vida. Depois de um tempo de luto, ela conhece Teodoro, homem de bem, com quem se casa e tem uma vida de princesa. No entanto, na cama, ele deixa muito à desejar. Ela começa a ter visões do marido morto e a história vai ficando ainda mais interessante.

O elenco escolhido é muito contundente. Juliana Paes encarna muito bem o papel da protagonista e consegue dar um tom de sensualidade e ingenuidade, tornando-se a real Dona Flor imaginada por Jorge Amado. Marcelo Faria está a cara e o jeito da descaração de Vadinho, com um sorriso sarcástico e sedutor no rosto o tempo inteiro. Ele já interpretou esse papel durante anos nos palcos, então é bem justificável sua intimidade com os trejeitos do personagem. Já Leandro Hassum, mesmo sem tanta intimidade, também traz sua pontualidade ao papel, tornando o trio bem coerente.

O estilo de gravação e edição adotado pelo diretor Pedro Vasconcelos é muito interessante. O filme conta com trilha sonora coerente com cada cena, envolvendo sempre o espectador. Além disso, a fotografia é muito bonita e detalha muito bem a Salvador de antigamente. Aliás, gravar no próprio Pelourinho certamente deu o tom a mais no longa. Por fim, o espectador realmente entra na alma da história e e sente envolvido pelos sentimentos dos personagens, em especial Dona Flor.

O grande problema do filme, no entanto, é a falta de novidade. É uma história batida, contada diversas vezes e sem nada além para o espectador. Embora ela funcione bem, não é memorável e passará despercebida por muitos espectadores assíduos de cinema. Uma pena, já que funciona tão bem e mostra como o cinema nacional tem evoluído e se especializado.

Assista ao trailer!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register