Crítica: Decisão de Risco

Manter o clima de tensão de um filme não é particularmente fácil. Agora imagine fazer isso de uma forma sutil, não-invasiva e paciente? A definição cabe muito bem à Decisão de Risco, um filme que nos apresenta não apenas um roteiro bem escrito, como uma escolha de elenco formidável.

A história se baseia na tentativa de prisão de uma terrorista nascido no Reino Unido e que se converteu e agora participa de uma facção em Nairóbi, na África. No entanto, no decorrer da operação, os envolvidos descobrem que dois homens-bomba estão junto com a mulher, fazendo com que o objetivo da missão passe a ser de execução e não captura.

O longa traz a tensão justamente por esta mudança de cenário e a quantidade de pessoas envolvidas para tomar uma única decisão. Tudo requer aprovação dos generais e ministros, o que dificulta todo o processo. Além disso, como os terroristas estão concentrados em uma região urbana, é preciso tomar todo o cuidado para que os danos gerais sejam minimizados tanto quanto possível.

O desenvolvimento da história é muito gradual e coerente, tornando-se um enredo linear e equilibrado. Tudo isso contribui para a criação do perfil das personagens, que possuem suas características bem definidas e marcantes.

Decisão-de-Risco

Helen Mirren faz o papel da general que comanda a ação, acompanhada de Alan Rickman e Aaron Paul. A combinação de protagonistas é improvável, mas funciona muito bem. Mirren sempre comandando as cenas e mostrando sua força. Paul traz um pouco do perfil de Jesse da série Breaking Bad e nos oferece uma atuação exemplar. E o que falar de Rickman? Um de seus últimos trabalhos antes de falecer, mostrando o quanto deixará saudade no cinema.

Uma das características mais interessantes do filme é que ele humaniza as relações de guerra e mostra o quanto a burocracia pode impactar em uma decisão que muitas vezes requer agilidade. O filme foca não apenas na tensão da história em si, mas na relação dos envolvidos e nas reações de cada um. Além disso, eles trazem para discussão a questão da ética no uso de drones em guerra, já que praticamente toda a equipe de operação envolvida comandava tudo de outro país.

Decisão de Risco é um excelente filme com roteiro preciso e final justo. Além disso, o espectador pode se deleitar com ótimas atuações e diálogos eloquentes. Vale a pena assistir no fim de semana!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register