Cinco filmes de maior bilheteria da história do cinema

Você já parou para pensar em quanto os filmes arrecadam no cinema? Pois eles ganham muito dinheiro mesmo. O cinco longas que lideram a lista de maiores bilheterias da história do cinema passaram de um bilhão de dólares. Na liderança, Avatar, longa de ação do diretor James Cameron. Também do mesmo cineasta, temos o clássico Titanic, romance que tem cenas memoráveis como a de Jack e Rose “voando” no navio. Ainda na lista, temos Harry Potter, Os Vingadores e o desenho animado Frozen. Confira!

avatarroteiro

1. Avatar
Direção: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
Bilheteria: 2,782 bilhões de dólares
Ano: 2009

Este filme causou o maior alvoroço quando foi lançado. Inovador, ele trouxe para o dia a dia comum a tecnologia 3D, antes muito cara e difícil de ser encontrada nos cinemas. A partir da Avatar, os filmes começaram a investir pesado nesta técnica, levando ao boom dos 3Ds que vemos hoje em dia. O filme de James Cameron conta a história de Jake Sully, um jovem que ficou paraplégico após um combate na Terra e é enviado para o programa Avatar, para substituir seu irmão. Ele viaja para Pandora, uma lua extraterrestre, e encontra os Na’Vi, seres azuis que possuem semelhanças com os humanos. Como é impossível respirar o ar de pandora, os humanos criam seres híbridos chamados Avatar, que podem ser controlados pela consciência de uma pessoa. Sully entra nesta empreitada para achar a fonte de força dos Na’Vi, mas acaba se envolvendo emocionalmente com a nova raça. O enredo da história é bem simples e traz basicamente um amor impossível entre duas raças que lutam entre si. Mas é incrível como o diretor sabe trabalhar bem a narrativa e transforma o longa naquele que ocupa o primeiríssimo lugar na lista de maiores bilheterias da história do cinema. A história estava guardada desde 1999, quando Cameron pretendia colocar o projeto em prática. Mas o orçamento foi tão alto na época, que ele engavetou os roteiros. Ele teria dito ainda que preferia esperar que a tecnologia avançasse o suficiente para que o filme saísse do que jeito que ele queria. Isso aconteceu quando James assistiu O Senhor dos Anéis – As Duas Torres, em 2002. Avatar foi indicado nove vezes ao Oscar e levou para casa três estatuetas de ouro (Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Especiais).

titanic2

2. Titanic
Direção: James Cameron
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates
Bilheteria: 2,186 bilhões de dólares
Ano: 1997

Clássicos dos clássicos, Titanic tem cenas e diálogos memoráveis que permeiam nosso imaginário até hoje, quase 20 anos depois de seu lançamento. Mais uma produção do diretor James Cameron, o filme conta a história de Jack Dawson, um jovem pobre que ganha uma passagem para viajar em um transatlântico durante uma partida de pôquer. Ele fica animado com a possibilidade de ir para os Estados Unidos, sua terra natal, e então embarca no Titanic. Paralelo a ele, Rose DeWitt Bukater, aristocrata em crise, entra no navio com sua mãe e seu futuro esposo, Caledon Hockley. Descontente com a vida de aparências que leva, Rose tem um ataque de nervos e tenta se jogar do Titanic. Ela é salva por Jack, que estava próximo no momento de insanidade. Eles acabam se envolvendo e traçando uma linda e trágica história de amor. O filme era soberano nas bilheterias até recentemente e só perdeu o posto para Avatar, que também é do diretor James Cameron. Ainda assim, isso mostra quanto ele é bom. O longa é de 1997 e não conseguiu ser superado tantos anos depois. E isso é algo incrível. A 20th Century Fox teve que construir um novo estúdio para comportar a estrutura de gravação do filme e a réplica do navio. Foram utilizadas mais de 60 milhões de litros de água nas gravações. O orçamento mostra que o filme saiu mais caro que o próprio navio que afundou em 1912. A trilha sonora encanta e traz principalmente Celine Dion, com “My Heart Will Go On”. No Brasil, ficou mais de três meses ocupando muitas salas de cinema. Titanic foi o primeiro filme a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares em arrecadação no cinema e ganho nada mais nada menos que 10 estatuetas do Oscar.

Os-Vingadores-Cena-I

3. Os Vingadores
Direção: Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Samuel L. Jackson, Chris Hemsworth
Bilheteria: 1,518 bilhões de dólares
Ano: 2012

Depois de muitos sucessos e fracassos no mundo dos super-heróis, a Marvel decidiu lançar mão de Os Vingadores, história em quadrinhos que traz vários super-heróis juntos. A história conta a história de quando Loki resolve retornar à Terra e consegue roubar o cubo cósmico dentro da S.H.I.E.L.D., adquirindo assim, grandes poderes. Para conter ele e seus parceiros, o Gavião Arqueiro e o cientista Erik Selving, Nick Fury convoca os super-heróis para ajudar nesta empreitada. São eles: o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor e a Viúva Negra. Juntos eles têm que controlar o ego e unir-se para um bem comum. Este é o primeiro filme da parceria entre a Marvel e a Disney. Todos os super-heróis que estão em Os Vingadores já apareceram em filmes anteriormente. O longa teve o orçamente relativamente baixo (US$ 150 milhões) e isso se deve principalmente porque ele não foi gravado em 3D e sim, passou por um processo de conversão depois de ser lançado. O filme ficou em cartaz por mais de um mês e levou multidões aos cinemas. Já foram garantidas duas continuações, sendo que a primeira será lançada em 2015 e a segunda, em 2018.

harry31

4. Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 2
Direção: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes
Bilheteria: 1,341 bilhões de dólares
Ano: 2011

Último da série de sucesso baseada nos livros da escritor J. K. Rowling, Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 2 foi um dos filmes mais aguardados de todos os tempos. O primeiro longa havia sido lançado 10 anos antes e grande parte dos telespectadores cresceu unto com o personagem principal. As filas nos cinemas davam voltas na estreia, justificando os quase 200 milhões de dólares arrecadados só no primeiro dia. Não por menos que ele ocupa nossa quarta posição na lista de maiores bilheterias do cinema. O enredo fala sobre Harry Potter e a saga final de destruir Voldemort. Ele conta com a ajuda de seus fiéis amigos, Hermione e Rony e parte na empreitada de achar todas as horcruxes e destruí-las. Além de tenso, o filme é emocionante e arranca lágrimas dos fãs mais fervorosos. Ele foi o único da saga lançado com a tecnologia 3D e é interessante porque boa parte da história de passa em apenas um dia, que é a data da batalha final. A película foi muitíssimo bem recebida pelos críticos e teve 96% de críticas positivas, segundo o Rotten Tomatoes. Harry Potter quebrou muitos recordes e está no Guiness Book como o melhor fim de semana de abertura do cinema.

20823568_frozen-elsa-anna-1280

5. Frozen – Uma Aventura Congelante
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff
Bilheteria: 1,263 bilhões de dólares
Ano: 2013

Primeiro desenho animado a integrar uma lista de maiores bilheterias do cinema, Frozen agradou crianças e adultos que foram conferir o retorno da Disney no estilo musical. Depois de alguns anos com filmes diferentes e mais atuais, a Disney resolveu retornar seus clássicos musicais e apostar em Frozen. Deu super certo. O filme conta a história de Anna e sua irmã Elsa, que lida com seus poderes especiais desde pequena. Tudo que ela toca vira gelo e a menina acaba se excluindo cada dia mais, com medo de machucar as pessoas. Após a morte de seus pais, ela vira rainha, mas um incidente no dia da coroação faz com que ela mostre seus poderes. Elsa resolve fugir e viver isolada em um castelo de gelo. Enquanto isso, Anna decide ir em busca de sua irmã e descobrir como acabar com o frio que assola o reinado. Com diálogos atuais e uma simplicidade enorme, Frozen encanta pela suavidade e inocência. É um filme infantil, com lição de moral, mas que agrada adultos também, que conseguem ver no longa, os clássicos de sua infância. A trilha sonora conta com a música “Let It Go”, que causou o maior alvoroço no mundo cultural. A canção levou o Oscar de Melhor Canção Original no Oscar deste ano. Uma curiosidade é que os personagens de Enrolados, Rapunzel e Eugene, aparecem rapidamente durante uma cena do casamento. O longa continua arrecadando dinheiro, já que ainda está em cartaz em alguns países.

 

Marcela Gelinski332 Posts

Jornalista, cinéfila, amante de vampiros, apaixonada por pipoca, fã de livros, viciada em Friends e crente em conto de fadas.

1 Comentário

  • Enoe Lopes Pontes Reply

    16/10/2014 at 20:18

    Titanic = <3

    Bem, eu discordo da forma como é valorizada a contagem da bilheteria pela indústria do cinema. O mais certo é contar o público. :(

     

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register