A carreira de Jennifer Lawrence – De Tributo à Matriarca Bilionária

O Oscar 2016 é neste domingo, 28, e nada melhor que trazer um duelo cinematográfico da nova queridinha da Academia, a atriz Jennifer Lawrence, indicada ao prêmio de melhor atriz por seu trabalho em Joy – O Nome do Sucesso.

Jennifer Lawrence nasceu nos Estados Unidos, em 1990. A carreira da atriz começou com algumas participações em séries e filmes para TV, como Monk e Company Town. Em 2007, ela foi integrante de um seriado pouco conhecido do grande público intitulado The Big Engvall Show. O programa ficou no ar por dois anos e foi a primeira personagem de destaque da artista.

O próximo papel que Lawrence faria seria Ree, em Inverno da Alma (Winter’s Bone, 2010). A interpretação lhe rendeu a sua primeira indicação ao Oscar, em 2011, e é considerada por alguns críticos como uma das melhores interpretações de sua carreira. Naquele ano, o prêmio ainda não foi seu. A estatueta foi para Natalie Portman, por Cisne Negro.

Depois da indicação, a atriz bombou nas telonas, mesclando participações em sucessos de público e filmes prestigiados pela crítica. No que diz respeito aos blockbusters, Jennifer têm dois longas importantes: a nova trilogia X-Men e a saga Jogos Vorazes. No primeiro, ela interpreta a já conhecida personagem Mística. Porém, diferentemente de Rebecca Romijn (X-Men, 2000-2006), na encarnação da atriz a sensualidade não é o único elemento explorado na “vilã”.

Jennifer-Lawrence-as-Mystique
Vilã ou mocinha: Mística de Lawrence possibilitou ao público conhecer as camadas da personagem que inicialmente tornou-se célebre na versão da atriz Rebecca Romijn.

 

Lawrence trouxe diversas camadas para a personagem, fazendo uma Mística – também conhecida como Raven Darkhome – sem muitos maniqueísmos, demonstrando inseguranças, balanceando o peso e a leveza na interpretação. Essas características a humanizam, deixando o público mais próximo da Raven do que da sua figura de Mutante do passado. A atriz tem força em cena e possui uma grande química com os dois principais parceiros de cena: James McAvoy (Professor Xavier) e Michael Fassbender (Magneto). É quase impossível não shippar Mística com os dois, principalmente em X-Men – Primeira Classe (2011).

SDCC-Liam-Hemsworth-Josh-Hutcherson-Jennifer-Lawrence
Triângulo: Lawrence ao lado dos seus parceiros de cena em Jogos Vorazes em apresentação do filme na Comic Con. Da esquerda para a direita, Liam Hemsworth, Josh Hutcherson e Lawrence.

 

Outro longa com múltiplos ships de uma personagem da Jennifer é Jogos Vorazes, no qual a intérprete faz Katniss Everdeen. Os fãs se dividiam entre torcedores de Peeta Mellark (Josh Hutcherson), de Gale Hawthorne (Liam Hemsworth) e Finnick Odair (Sam Claflin). A película foi um estrondoso sucesso de público, com destaque para Em Chamas (2013), que arrecadou quase 900 milhões de dólares, mundialmente, durante seu tempo de exibição nos cinemas.

Parceria duradoura: O Lado Bom da Vida foi o primeiro filme protagonizado pela atriz ao lado de Bradley Cooper e sob a batuta de David O.Russell, os demais seriam Trapaça e Joy – O Nome do Sucesso.

 

Porém, Jennifer Lawrence não fica apenas nos filmes blockbusters. Com O Lado Bom da Vida (2012), Trapaça (2013) e Joy – O Nome do Sucesso (2015), a atriz foi todas as três vezes ao Oscar e ganhou uma estatueta na edição de 2013 do prêmio. Além da Academia, a intérprete recebeu diversos outros prêmios, como Globo de Ouro e SAG Awards. Apesar de todas essas películas serem comandadas pelo mesmo cineasta, David O. Russell, Lawrence demonstrou uma versatilidade em sua atuação nesses papéis.

Seja em longas de ação, drama ou aventura, Jennifer Lawrence se tornou um nome importante em Hollywood, conquistando o coração do público, dos críticos e da Academia. As suas próximas estreias são X-Men: Apocalipse, em maio desse ano, e Passengers, ao lado de Chris Pratt, previsto para dezembro. Com o gancho da indicação da moça ao Oscar 2016 por Joy – O Nome do Sucesso, o Coisa de Cinéfilo traz um perfil de duas de suas personagens: Katniss Everdeen e Joy Mangano.

Qual a sua preferida?

 

Katniss Everdeen

Filmes: Jogos Vorazes (2012); Jogos Vorazes – Em Chamas (2013); Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1 (2014); Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 2 (2015)

Personagem vinda da trilogia de livros Jogos Vorazes, Katniss Everdeen é o Tributo mais amado e odiado da narrativa. Pertencente ao Distrito 12, a menina se sacrifica para proteger sua irmã, se voluntariando para participar da 74ª edição dos Jogos, criados pelo vilão Snow (Donald Sutherland), presidente da Capital. Ao lado do seu parceiro, o padeiro Peeta Mellark (Josh Hutcherson), ela passa por muitos sufocos, batalhas, sofrimentos e indecisões amorosas durante a saga.

Pontos positivos da personagem: Guerreira, corajosa, inteligente, sagaz, honesta, protetora, madura, sensível.

Pontos negativos da personagem: Teimosa, arrogante, impulsiva.

 

 

Joy Mangano

Filmes: Joy – O Nome do Sucesso (2015)

A personagem interpretada por Lawrence nesse terceiro filme da atriz com David O.Russell foi baseado na inventora Joy Mangano, que construiu um império bilionário por meio de suas criações. No filme, o público tem contato com passagens breves da infância da moça, pulando para sua na fase adulta, na qual ela luta para não cair na mediocridade e alcançar seus sonhos. Com produtos criados para facilitar o cotidiano doméstico, Joy, com muito carisma e personalidade, trilha o caminho de seus sonhos. Mas, claro, antes de tudo isso, a garota precisou lidar com os problemas familiares, os parceiros desonestos e muitas dúvidas que passavam por sua cabeça. Por esse papel, Jennifer Lawrence com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia Musical e é indicada ao Oscar 2016 na categoria Melhor Atriz.

Pontos positivos da personagem: Honesta, dedicada, inteligente, engraçada, carismática.

Pontos negativos da personagem: Insegurança.

 

Enoe Lopes Pontes50 Posts

<p>Do blockbuster ao chamado cult, estou aqui para observar o cenário do cinema e das séries. Cinéfila desde os seis anos de idade, o vício permanece. Até hoje. Até sempre.</p>

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register