5 Filmes que Deram Sorte no Globo de Ouro e no Oscar

A gente sabe que tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar são premiações importantíssimas no mundo do cinema. E claro que ambas são comemoradas pelos indicados e pelos vencedores. Não é novidade para ninguém que o Globo de Ouro tem um estilo muito mais relaxado e tende a seguir as preferências mais comuns do público. Além disso, a própria cerimônia é muito interessante. Diferente do Oscar, onde a entrega de prêmios acontece em um teatro, no Globo de Ouro tudo acontece em um espaço onde os convidados sentam em mesas e jantam e bebem enquanto ouvem o discurso dos vencedores. Isso rende cenas hilárias onde atores sobem ao palco para receber prêmios bêbados ou ainda simplesmente esquecem que estão sendo filmados em uma cerimônia e metem o dedo no dente para tirar comida e por aí vai.

Por outro lado, o Oscar é o top dos tops no quesito prêmio e todo mundo almeja acima de tudo. Em contrapartida, a cerimônia reflete a seriedade do núcleo de votantes da Academia, incorporado por pessoas mais conservadoras, por assim dizer. O estilo dos vencedores segue um pouco esta ideia. Com alguns preconceitos, como o pobre Leonardo DiCaprio que não consegue emplacar nada apesar dos excelentes trabalhos que vem fazendo nos últimos anos.

Com isso, não é sempre que o mesmo filme que ganha o Globo de Ouro consegue faturar um Oscar. Mas alguns simplesmente são tão bons que consegue agradar a gregos e troianos, faturando todas as premiações a que são indicados. Confira abaixo uma lista dos 5 Filmes que Deram Sorte no Globo de Ouro e no Oscar:

ben-hur-image

Ben-Hur
O longa bíblico de 1959 traz uma produção muito além do que as tecnologias da época permitiam. Com Charlton Heston, galã naquele momento, como protagonista, o enredo narra a história de um judeu que é traído por seu amigo romano e acaba sendo escravizado. Ao longo do filme, ele luta para conseguir sua liberdade e se vingar daquele que um dia se fez de amigo. Ganhou quatro prêmios no Globo de Ouro, dentre eles o de Melhor Filme e Melhor Diretor. No caso do Oscar, bateu um recorde que até hoje não foi superado (apenas igualado), com 11 estatuetas.

o_poderoso_chefão

O Poderoso Chefão
O filme dispensa maiores apresentações, mas ainda assim, vamos aos fatos. O enredo, baseado no livro homônimo, traz como protagonista a máfia italiana e todas a suas relações “profissionais” e interpessoais. Um dos melhores filmes de todos os tempos que conseguiu agradar aos votantes do Globo de Ouro e do Oscar. Neste último, teve nove indicações, mas só faturou três. Em ambas as premiações, o longa conquistou o Melhor Filme, Melhor Ator para Marlon Brando e rendeu agrados a Francis Ford Coppola, que levou Melhor Diretor no Globo e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar.

27050_kramer-protiv-kramera_or_kramer-vs-kramer_1600x1200_www-gdefon

Kramer vs. Kramer
O drama do final dos anos 1970 traz, além de um excelente enredo, uma reflexão sobre as questões pessoais. A história é sobre uma mulher que larga seu marido e filho por conta de insatisfação com a vida. O esposo se vê sozinho tendo que se virar para lidar com a nova situação. Depois de um tempo, ela surge novamente exigindo a guarda da criança. O que se segue é uma batalha judicial emocionante. Entre diversos prêmios faturados, o Globo de Ouro e o Oscar se renderam aos encantos de Meryl Streep. Foram quatro vencedores no Globo e cinco no Oscar, ambos com o prêmio de Melhor Filme.

590630-A-Menina-do-casaco-vermelho-de-A-Lista-de-Schindler-2

A Lista de Schindler
Outro filme que fez maior sucesso foi A Lista de Schindler. Emocionante, ele conta a história de um empresário alemão que, comovido com a situação dos judeus, começa a ajuda-los, chegando a salvar mais de mil vidas durante o Holocausto. Não só foi um sucesso de público com o protagonista vivido por ninguém menos que Liam Neeson, o longa também agradou muito as premiações. Só no Oscar ele conquistou sete estatuetas das 12 indicações no total. Dentre os prêmios, o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Já no Globo de Ouro, o filme não se saiu tão bem, mas ainda assim levou para casa três prêmios, sendo eles o de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Roteiro.

uma_mente_brilhante_virada_cientifica

Uma Mente Brilhante
Filme protagonizado pelo incrível Russel Crowe e dirigido pelo não menos incrível Ron Howard, narra o drama de um professor matemático que sofre de esquizofrenia mas luta para conseguir viver normalmente em sociedade. Ele se casa com uma jovem e trabalha para conseguir o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. Enquanto ele decide trabalhar com criptografia para o Governo dos EUA, o professor passa a ter alucinações e delírios, o que o leva a passar por várias internações. Com baixo orçamento, o filme rendeu milhões nas bilheterias de todo o mundo e foi um sucesso. No circuito de premiações, faturou indicações importantes como o Bafta, o Globo de Ouro e o próprio Oscar. O longa conta ainda com excelente trabalho de Jennifer Connelly, que lhe rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

 

1 Comentário

  • Guto Gutyerrez Reply

    21/01/2015 at 09:33

    Querida Marcela, que surpresa maravilhosa saber que você também é uma cinéfila, pois temos muito pra compartilhar nesses termos. Muito bom o texto sobre os cinco filmes… É, me parece que várias curiosidades serão expostas por nós e para nós. Saudade. Bjz…

     

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register